Carta de Cenáculo XXII Ciclo
Nos dias 1, 2 e 3 de março de 2024, decorreu o 22º Ciclo de Cenáculo do Núcleo Oriental de Lisboa, em regime de acampamento, no Campo da Paróquia da Ajuda. O tema foi “Acredita, Partilha e Avança”. Para melhor vivermos esta experiência, elegemos como imaginário a saga “Panda do Kung Fu”.
Durante estes dias, abordámos temas que ao longo das pegadas verificámos serem importantes para os caminheiros do nosso clã de núcleo. Em forma de plenários rotativos, escolhemos trabalhar uma vertente individual através dos temas: Autoestima, Pós-partida e Vocação. Em plenários, explorámos a Comunidade, a Vivência e o Serviço, extrapolando para uma esfera coletiva. Por fim, terminámos abordando o tema de auscultação nacional: “Cenáculo: Passado, Presente e Futuro”.
Assim sendo, cada um dos caminheiros presentes compromete-se a fazer todo o possível por cumprir as seguintes resoluções:
-
Propomo-nos a criar oficinas de formação sobre diversos temas: backstage de regulamento, funcionamento do Cenáculo, censos. Formato: tertúlia, post de instagram, ou inclusão em site, como o do Cenáculo. Responsáveis: Inês Caetano (42), Rafael Fernandes (43), Leonor Leandro (61), Nuno Duarte (63), Miguel Rebelo (760), Ricardo Gomes (51), Maria Canto (42).
-
Propomo-nos a criar um fórum de núcleo online onde se partilham experiências, fomentam-se laços, se pedem conselhos ou ajuda. Responsáveis: Pedro Neves (683), Margarida Gabriel (541), com a ajuda de Diana Baptista (63).
-
Propomo-nos a criar uma atividade para caminheiros que tencionem fazer a Partida, em regime de acampamento, com dinâmicas de partilha e vocação, de nome “Sentido Novo” e a realizar em Abril. Responsáveis: Filipe Rebelo (760); Rita Costa Pinto (43); Beatriz Marques (63); Gonçalo Neves (61); Madalena Almeida (66).
-
Propomo-nos a criar uma atividade entre abril e maio, direcionada para a partilha entre caminheiros, serviço e aprofundamento da fé, com apoio de um assistente. Responsáveis: Miguel Sobral (61) e Gabriel Pinhão (50) + Assistente que aceite o desafio
-
Propomo-nos a criar um formulário de recolha de pedidos de serviço, com finalidade de permitir a entidades que necessitem deste por parte da IV secção do Núcleo Oriental, articulando com a equipa de comunicação do núcleo a sua divulgação. Responsáveis: Matilde Marvão (61), Rodrigo Barata (63), Joana Fernandes (66), Gonçalo Silva (760), Ana Raposo (230), Mariana Barata (848), Maria Ferreira (50), Leandro Alberto (42)
Para além disso, os caminheiros presentes concordam e reveem-se na seguinte frase:
- Voltar às origens do Cenáculo de forma a descobrir o que é verdadeiramente essencial. Alterar a abordagem dos temas discutidos com menos momentos de exposição de oradores e mais momentos de partilha entre caminheiros no encontro local. Este teria como objetivo a maior discussão das propostas entre os caminheiros, enquanto a parte das exposições e abordagem de temas ficaria maioritariamente ao encargo das actividades pré encontro local.
Por acreditarmos que aquilo a que nos comprometemos é uma mais valia, tanto para o Núcleo como para o nosso desenvolvimento e crescimento pessoal, afirmamos que fizemos Cenáculo.
Acredita, Partilha Y Avança
Colares, 3 de março de 2024