Carta de Cenáculo XXIIIº Ciclo
Carta de Cenáculo XXIIIº Ciclo
Nos dias 7, 8 e 9 de março de 2025, decorreu o 23º Ciclo de Cenáculo do Núcleo Oriental de Lisboa, em regime de acantonamento, na Escola Secundária de Bocage, em Setúbal. O tema foi “Ousa, Partilha Y Avança”. Para melhor vivermos esta experiência, elegemos como imaginário o filme “Como Treinares o Teu Dragão”.
Durante estes dias, abordámos temas que ao longo das pegadas verificámos serem importantes para os Caminheiros do nosso Clã de Núcleo. Em forma de plenários rotativos, escolhemos trabalhar uma vertente individual através dos temas: Felicidade e Vocação; Vida Adulta; Gestão Financeira; Técnicas de Fogo; Serviço e Voluntariado. Em plenários, explorámos a Gestão de Tempo; a Coragem e Tomada de Decisões e por fim, terminámos abordando o Tema de Auscultação Nacional: “O Homem-Novo do séc.XXI: O escutismo como criador de pessoas ativas e empreendedoras”.
Assim sendo, cada um dos Caminheiros presentes compromete-se a fazer todo o possível por cumprir as seguintes resoluções:
-
Criação de uma equipa de 3 ou 4 Caminheiros, de diferentes agrupamentos para apoiar a equipa pedagógica da IV, na idealização, organização e preparação das atividades de Núcleo que envolvam a secção.
Responsáveis: André Figueiredo (66 Lumiar), Joana Costa (67 Bairro da Encarnação), Matilde Alves (760 Beato), Rita Figueiredo (43 Arroios) -
Criação de uma Rubrica mensal gerida por uma equipa de Caminheiros definida anualmente e partilhada nas redes sociais do Núcleo Oriental e no Discord dos Caminheiros do Oriental. Através de um formulário, serão recolhidos testemunhos de Caminheiros, sobre os serviços que praticam, ou praticaram dentro e fora do movimento.
Responsáveis: Leonor Cera (42 Penha de França), Margarida Gaspar (1050 São João de Deus), Madalena Costa (61 Sta. Maria dos Olivais), Vasco Fontes (230 Olivais Sul) -
Criar uma atividade anual, de dia inteiro, com o intuito de aprofundar a fé e a espiritualidade na IVª.
Responsáveis: Marta Teixeira (63 Graça), Carlos Canário (1050 S. João de Deus), Margarida Cardoso (1050 S. João de Deus), Carolina Reis (67 B. Encarnação) -
Realização de uma atividade, “Pós Cenáculo”, entre setembro e outubro, em formato de conselho, onde se discutem as propostas presentes na carta de Cenáculo, com o propósito de fazer um ponto de situação em relação à evolução das mesmas. No presente ano de 2025, a organização desta atividade, será dividida entre os elementos responsáveis e a Equipa Projeto de Cenáculo do XXIII Ciclo, com o objetivo de nos anos futuros, ser da total responsabilidade da EP do ciclo de Cenáculo.
Responsáveis: Luis Mateus (63 Graça), Diogo Pereira (683 Telheiras), Jorge Júnior (50 S. João Brito), Joelvira Juliana (760 Beato), Carlos Cipriano (51 Sta. Engrácia), Lourenço Santos (541 Pio XII), Joana Fernandes (66 Lumiar), Leandro Alberto (42 Penha de França), Tiago Felismino (230 Olivais Sul).
Para além destas propostas, tendo em conta os Plenários desenvolvidos, os Caminheiros do NcOrLx consideram importante salientar os seguintes pontos:
- Continuação do uso da atividade de Pré-Cenáculo, para introduzir os Caminheiros às suas tribos, aos temas a serem abordados e garantir mais tempo de discussão em Cenáculo;
- Reafirmar a necessidade e importância da Junta de Núcleo desenvolver o seu objetivo (PE9 - Plano Trienal da Junta de Núcleo) de promover a formação de dirigentes direcionada a jovens com necessidades educativas especiais;
- Existência de insígnias em todas as atividades de Núcleo, abrindo um concurso para as secções através de uma circular divulgada a todos os Agrupamentos. Para a atividade de referência da quarta, São Paulo ao Rubro, o concurso será apenas aberto aos Caminheiros do Núcleo.
Por acreditarmos que aquilo a que nos comprometemos é uma mais valia, tanto para o Núcleo como para o nosso desenvolvimento e crescimento pessoal, afirmamos que fizemos Cenáculo.
Ousa, Partilha Y Avança
Setúbal, 9 de março de 2025